Ginecologia

Aprenda a conhecer o seu corpo e também as doenças que você pode contrair.

O que é Candidíase ? Como detectá-la e tratá-la ?

A Candidíase é um corrimento de cor esbranquiçada e espesso que provoca irritação e muita coceira, denominada Cândida ou Monília que é um fungo, portanto a candidíase é uma micose.
Alguns dos fatores que facilitam a candidíase entre outros são:
• baixa resistência do organismo.
• resistência vaginal é diminuída. 
A candidíase não é considerada uma doença transmissível, mas pode eventualmente, ser transmitida pelo parceiro no contato íntimo, por isso é importante o uso de preservativo .
Para detectá-la deve-se fazer os exames de laboratório e o Papanicolau, para um tratamento adequado. Uma boa forma de evitar a candidíase é o fortalecimento do imunológico, e também evitar alimentos ricos em açúcar.


auto exame dos seios


Câncer de mama? Como detectar ?

Entre todos os tipos de câncer esse é o tipo que mais apavora as mulheres, por seus efeitos psicológicos, causa a baixa estima e afeta a sua sexualidade. Além disso esse câncer é o que mais provoca a morte das mulheres. Por isso quanto mais cedo for descoberto maior é a chance de cura.
Como prevenir o  Câncer de mama ?
Todas as mulheres devem fazer o auto exame, além de fazer um exame clínico das mamas anualmente . Mulheres acima dos 40 anos devem fazer mamografia, porque quando detectado no início tem grandes chances de cura.


O que é HPV ?

O HPV é uma doença transmissível que pode se instalar tanto na mulher como no homem.
Qualquer pessoa pode identificar o HPV, fazendo um exame minucioso na região genital com um espelho, em local com boa claridade.

O HPV é conhecido também pelo nome popular de condiloma, que inicia com uma verruga minúscula, com a aparência de uma couve flor ou uma toalha felpuda. Também pode causar corrimento quando se instalam nas partes internas da vagina. Se não for tratada no início, pode crescer, tomando o aspecto de uma cabecinha da couve flor.
HPV Virus papiloma humano

Como evitar  e tratar a doença.

. Usar preservativo nas relações sexuais
. Não sentar em banheiros públicos
. Não usar calcinha de amiga

O HPV  preventivo é importante e pode ser identificado com o Papanicolau e também com a colposcopia, além de outros exames mais sofisticados. Quando detectada  no início, o tratamento é com a cauterização química e o uso de medicamentos .

O que é climatério?

É o período de transição que antecede a menopausa, (entre 45 e 60 anos), e varia de pessoa para pessoa, podendo ocorrer em algumas mulheres a partir dos 40 anos. É chamada de menopausa precoce. Nesse período os ovários deixão de produzir os hormônios estrogênio e progesterona gradativamente, até não funcionarem mais. Dessa forma a mulher deixa de ser reprodutiva e chega na menopausa. Isso não é doença e sim uma fase da vida da mulher, onde ocorrem muitas modificações no organismo acarretando o aparecimento de várias doenças.
A parada da menstruação é a principal característica da menopausa. Outros sintomas são as ondas de calor, alteração do sono, a libido diminui e até o humor pode alterar. 
Sintomas que detectam os sinais da menopausa (climatério).

Ondas de calor; suores noturnos; insônia; irritabilidade; depressão; ressecamento vaginal; dor no ato sexual ;  menor é o desejo sexual, diminuição de memória e déficit de atenção.
Os sintomas podem persistir em algumas mulheres até os 67 anos de idade.

O que é a osteoporose ?

Os ossos sofrem uma descalcificação, tornando-os porosos, por isso ficam frágeis. Isso acontece por causa  da diminuição da massa óssea, piorando a qualidade do osso, ocorrendo uma grande chance de fratura. As principais causas, são a idade avançada, a menopausa e até mesmo um histórico de osteoporose na família. Devemos prevenir tomando muito leite ou derivados  que contenha cálcio.  Exercícios físicos  leves e caminhadas diárias são os mais recomendadas.

Osso normal e com osteoporose

Exames Preventivos
Toda mulher deve fazer os exames preventivos, pelo menos uma vêz ao ano, ( Papanicolau, mamografia, ultra-sonografia pélvica,) pois dessa forma,  é possível  detectar  logo no início, qualquer tipo de anormalidade, (miomas, cistos ovarianos, tornando mais fácil a cura até  mesmo de um câncer. Visite o seu genicologista pelo menos uma vez ao ano.

Dr. Felipe Dorgan, ginecologista formado em 1980,  pela Universidade Fluminense, RJ, com especialização em ginecologia obstetrícia. CRM 39053. Cel.: (11) 9.9986-4560 (Vivo) - E-mail: terra2003@terra.com.br
para mais informações visite a página do Dr. Felipe - clique aqui

 

 

 

 


 

Página hospedada no www.BairroVilaOlimpia.com.br
  Contato: postmaster@bairrovilaolimpia.com.br
ini200313